PEDRO MORAES, NORTH AMERICAN TOUR
[DUNKELBUNT]
A NEW DAY; LAYA PROJECT REMIXED
ADDIS ACOUSTIC PROJECT
AFRO ROOTS WORLD MUSIC FESTIVAL
AMADOU & MARIAM
ANTÓNIO ZAMBUJO
APHRODESIA
BALKANBEATS
BANCO DE GAIA
BOBAN I MARKO MARKOVIC ORKESTAR
BOBAN I MARKO MARKOVIC
BOY WITHOUT GOD
C.J. CHENIER
CARLOS GOGO GOMEZ
CHOBAN ELEKTRIK
CHOPTEETH
CHRISTIANE D
CHRISTINE VAINDIRLIS
CLARA PONTY
COPAL
CUCHATA
DAMJAN KRAJACIC
DANIEL CROS
DEBO & FENDIKA
DEL CASTILLO
DR JAYANTHI KUMARESH
EARTHRISE SOUNDSYSTEM
EGYPT NOIR
ELIN FURUBOTN
EMILY SMITH
FANFARE CIOCARLIA VS. BOBAN & MARKO MARKOVIC
FEUFOLLET
FIAF PRESENTS WORLD NOMADS MOROCCO: MUSIC
FOOTSTEPS IN AFRICA
GECKO TURNER
GENTICORUM
GEOFF BERNER
GIANMARIA TESTA
GODS ROBOTS
GUARCO
HUUN HUUR TU
INDIAN OCEAN
IRENE JACOB & FRANCIS JACOB
JANAKA SELEKTA
JANYA
JERRY LEAKE
JOAQUIN DIAZ
JOEL RUBIN
JORGE STRUNZ
JOSEF KOUMBAS
JOYFUL NOISE (I GRADE RECORDS)
JUST A BAND
KAMI THOMPSON
KARTICK & GOTAM
KHALED
KHING ZIN & SHWE SHWE KHAING
KITKA'S CAUCASIAN CONNECTIONS PROJECT PERFORMANCES AND WORKSHOPS
KMANG KMANG
KOTTARASHKY AND THE RAIN DOGS
LA CHERGA
LAC LA BELLE
LAYA PROJECT
LENI STERN
LES TRIABOLIQUES
LISTEN FOR LIFE
LOBI TRAORÉ
LO'JO
LOKESH
MAGNIFICO
MAHALA RAI BANDA
MIDNITE
MOHAMMED ALIDU AND THE BIZUNG FAMILY
MR. SOMETHING SOMETHING
MY NAME IS KHAN
NAWAL
NAZARENES
NO STRANGER HERE (EARTHSYNC)
OCCIDENTAL BROTHERS ON TOUR
OCCIDENTAL GYPSY
OREKA TX
ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA
PABLO SANCHEZ
PEDRO MORAES
RAYA BRASS BAND
SALSA CELTICA
SAMITE
SARA BANLEIGH
SARAH AROESTE
SELAELO SELOTA
SHYE BEN-TZUR
SIA TOLNO
SIBIRI SAMAKE
SISTER FA
SLIDE TO FREEDOM II
SONIA BREX
SOSALA
SWEET ELECTRA
SYSTEMA SOLAR
TAGA SIDIBE
TAJ WEEKES
TARANA
TARUN NAYAR
TE VAKA
TELEPATH
THE MOUNTAIN MUSIC PROJECT
THE NATIVE AMERICA NORTH SHOWCASE
THE SPY FROM CAIRO
TITO GONZALEZ
TOUSSAINT
VARIOUS ARTISTS
VARIOUS ARTISTS
WATCHA CLAN
WHEN HARRY TRIES TO MARRY SOUNDTRACK
WOMEXIMIZER
WOMEXIMIZER
ZDOB SI ZDUB
ZIETI
CD Review

Click Here to go back.
O Globo, CD Review >>

Estive na gravação do "Som Brasil" em homenagem ao Cartola - vai ao ar dia 31 de outubro, tarde paca, depois do Jô - e achei boas as versões no geral. Dos artistas escalados, porém, gostei especialmente do Pedro Moraes. Não era a primeira vez que o ouvia - assim que o conheci há uns dois meses pus o link pro MySpace dele aí do lado, na lista "Nos fones".

No programa, ele fez releituras ótimas de "Ensaboa" e "Peito vazio", sobretudo da segunda. Escrevi sobre numa reportagem publicada no Segundo Caderno no último sábado:

"Pedro Moraes faz um arranjo provocador que começa num sutil beatbox (bateria simulada com a boca) e cai num samba de roda rasgado. No fim, solta o verso 'Ensaboa, mulata, ensaboa'. Espalhadas pelos outros três palcos do cenário do 'Som Brasil', Teresa Cristina, Vanessa da Mata e Alcione cruzam timbres e sotaques (Rio, Mato Grosso e Maranhão) e respondem, em uníssono: 'Tô ensaboando'."

"Com formação instrumental inusitada, que unia trompa e acordeon, Pedro Moraes foi a surpresa e o destaque. Por "Ensaboa" e, principalmente, "Peito vazio". Sua versão abre com uma fanfarra para, abruptamente, ganhar um triste acento de (é possível?) samba portenho."

Depois da gravação, conversei com ele rapidamente sobre sua relação com Cartola:

- Cartola está no meu sangue desde antes de eu nascer. Meus pais se conheceram num samba. Eram músicos amadores, sempre cantaram muito Cartola. Ele educou meu afeto, minha capacidade de fazer música - avaliou, antes de explicar como se comporta ao reler a obra de Cartola. - Sou compositor, por isso procuro sempre respeitar letras, as notas. Ainda mais nesse caso, com um melodista sublime. Mas também trabalhei muito como intérprete, portanto procuro recriar as canções do meu modo. Recebi esse convite para o "Som Brasil" para mostrar a minha cara, por isso tentei trazer para as músicas a mesma densidade, os mesmos tipos de timbres, a mesma tensão do meu trabalho.

Naquele dia, recebi "Claroescuro", sua estréia, com 10 canções. Os pés estão fincados no terreno da tal MPB clássica, como notou Antônio Carlos Miguel em recente reportagem (a entrevista dele com Pedro está aqui). Sua música evoca de Milton Nascimento ("Incomunicável") a Edu Lobo ("Canção da despedida"). Passa por xote, samba, salsa, toada, sempre com o refinamento (comum) e a ousadia (rara) do território atual da MPB. Isso faz da sua obra (melodias, letras, timbres) - como ele mesmo declarou na fala acima sobre Cartola - um constante equilíbrio entre respeito e recriação. Pedro não cai. Belo disco.

 10/13/08 >> go there

Click Here to go back.

To listen to audio on Flipswitch, you'll need to Get the Flash Player

log in to access downloads

©2024 and beyond, FlipSwitch, LLC